top of page
IMG_1567.HEIC

Linhas de pesquisa

Padrão Mechanic

As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Opará estão organizadas em quatro linhas temáticas principais: pedra, terra, formas e clima. Os títulos dessas linhas fazem alusão aos principais componentes físico-naturais com os quais os grupos humanos do passado interagiram e, por meio dessas interações, construíram e transformaram as paisagens ao longo do tempo. Apresentamos uma breve descrição de cada uma dessas linhas de pesquisa.

IMG_8670.jpg

A pedra

As rochas e os minerais são investigados como matérias-primas da tecnologia lítica e como elementos mediadores entre os grupos humanos e o ambiente. Esta linha articula aspectos geológicos e culturais, com foco nas propriedades das rochas, nas jazidas e nos afloramentos em seus contextos de ocorrência, buscando compreender como esses materiais influenciaram escolhas técnicas, simbólicas e espaciais nas dinâmicas de ocupação e transformação da paisagem.

IMG_2041.jpg

As formas

Esta linha explora o relevo como expressão da longa duração das paisagens e como cenário e agente das práticas humanas. Integra análises geomorfológicas e arqueológicas para compreender como formas naturais – como vales, platôs, abrigos rochosos e serras – orientaram usos, deslocamentos, territorialidades e modos de ocupação, bem como foram transformadas por essas práticas ao longo do tempo.

IMG_9182.jpg

A terra

Solos e sedimentos são abordados como produtos e registros das interações entre sociedades humanas e o ambiente, com ênfase nos processos de formação dos sítios arqueológicos. As pesquisas contemplam os solos antrópicos e as camadas de ocupação, investigando suas relações com práticas de uso, descarte, simbolismo e produção de vestígios, como cerâmicas e pigmentos rupestres, revelando modos de habitar e construir paisagens.

IMG_8482.jpg

O clima

A linha dedicada ao clima investiga as relações entre mudanças ambientais e as populações humanas no passado. Foca na reconstrução de cenários paleoclimáticos e na análise de seus efeitos sobre a disponibilidade de recursos, a ocupação territorial e as estratégias de adaptação. Integra dados paleoambientais e arqueológicos para compreender como o clima foi interpretado nas práticas culturais e na configuração das paisagens.

bottom of page